41.ª Volta ao Algarve: Tiago Machado lidera Katusha ambiciosa

O português Tiago Machado é a principal aposta da Katusha para discutir a Volta ao Algarve (18 a 22 de fevereiro), mas a formação russa do WorldTour chega ao sul de Portugal com um bloco também capaz de lutar por vitórias de etapas em todas as etapas

UVP-FPC @ 19-1-2015 14:55:34

Tiago Machado

Tiago Machado

A equipa, dirigida pelo português José Azevedo, será composta por Tiago Machado, Sergey Chernetski, Yuri Trofimov, Alexander Porsev, Rudiger Selig, Alberto Losada, Anton Vorobyev e Alexander Kolobnev.

“Não vamos ao Algarve apenas para participar, queremos discutir a corrida e as etapas. Confiamos no Tiago Machado e no Sergey Chernetski para a geral, uma vez que o Yuri Trofimov fará em Portugal a primeira corrida do ano e o objetivo é preparar-se para o Giro. O Alexander Porsev, campeão russo de fundo, dá-nos garantias nas etapas que se discutam ao sprint, enquanto o Anton Vorobyev, campeão russo de contrarrelógio e oitavo no mundial da mesma disciplina, vai testar a sua condição no exercício individual da terceira etapa”, conta José Azevedo.

O diretor desportivo da equipa russa mostra-se satisfeito com o traçado escolhido pela organização. “O percurso está muito bem delineado. Tem duas etapas para sprinters, um contrarrelógio de 19 quilómetros e uma chegada em alto, o que deixará a luta pela camisola amarela em aberto. Os bons contrarrelogistas que se defendem na montanha são candidatos, assim como os bons trepadores que se defendem no contrarrelógio”, avalia o único português que dirige uma equipa do WorldTour.

José Azevedo afirma que a quilometragem das etapas é adequada para a altura da época em que se disputa a Volta ao Algarve. “Esta corrida já tem uma certa importância internacional, estando entre aquelas que verdadeiramente contam para o palmarés dos ciclistas. No entanto, como está perto da época de clássicas, é também atrativa para os homens que têm essas provas como objetivo. Para os corredores de clássicas, a quilometragem da Volta ao Algarve proporciona uma excelente preparação”, frisa Azevedo.

O diretor desportivo da Katusha avalia, neste momento, a possibilidade de permanecer no Algarve após a corrida. “Ainda não está fechado, mas estamos a planear ficar alguns dias no Algarve. Esta região tem um bom clima, uma excelente oferta hoteleira, estradas planas e subidas, ambas em bom estado. Tem, portanto, as condições ideais de trabalho para esta altura do ano”, declara o responsável da equipa russa.

A Katusha é uma das 18 equipas com presença confirmada na 41.ª Volta ao Algarve. As restantes são as formações do WorldTour Astana, Ettix-QuickStep, Cannondale-Garmin, Lotto NL-Jumbo, Lotto Soudal e Sky, as continentais profissionais Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, RusVelo e Wanty-Groupe Gobert, e as continentais Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Optum p/b Kelly Benefit Strategies, Rádio Popular-Boavista, Team Banco BIC e W52-Quinta da Lixa.

Além da Katusha, já outras sete equipas fizeram chegar a lista de pré-inscritos à organização:

Astana: Michele Scarponi, Luis León Sánchez, Rein Taaramae Valerio Agnoli, Davide Malacarne, Maxat Ayazbayev, Arman Kamyshev and Bakhtiyar Kozhatayev.

Lotto NL-Jumbo: Robert Gesink, Sep Vanmarcke, Tom van Asbroeck, Paul Martens, Bram Tankink, Robert Wagner, Kevin de Weert e Maarten Wynants.

Lotto Soudal: André Greipel, Tony Gallopin, Jens Debusschere, Jurgen Roelandts, Sean de Bie, Stig Broeckx, Marcel Sieberg e Vegard Breen.

Caja Rural-Seguros RGA: Ricardo Vilela, José Gonçalves, Ángel Madrazo, Heiner Parra, Hugh Carthy, Omar Fraile, Luis Mas e Fabricio Ferrari.

Wanty-Goupe Gobert: Bjorn Leukemans, Marco Marcato, Francis de Greef, Roy Jans, Jan Ghijselinck, Frederik Veuchelen, Kevin Van Melsen and James Vanlandschoot.

RusVelo: Ivan Balykin, Igor Boev, Petr Ignatenko, Artem Nych, Roman Maikin, Artem Ovechkin, Kirill Pozdnyakov and Mamyr Stash.

Oputm: Jesse Anthony, Scott Zwizanski, Thomas Zirbel, Eric Young, Ryan Anderson, Bradley Huff, William Routley and Phil Gaimon.

Etapas
1.ª Lagos – Albufeira, 166,7 km
2.ª Lagoa – Monchique, 197,2 km
3.ª Vila do Bispo – Cabo de S. Vicente, 19 km (C/R)
4.ª Tavira – Malhão, 215,7 km
5.ª Almodôvar – Vilamoura, 184,3 km

UVP-FPC @ 19-1-2015 14:55:34



Últimas notícias