23/4/2017 a 23/4/2017 Rui Costa e José Mendes competem no Liège-Bastogne-Liège

No próximo domingo, 23 de abril, o Eurosport emite a Liège-Bastogne-Liège, a terceira e última das “Clássicas das Ardenas”, depois da Amstel Gold Race e da Flèche Wallone. É também um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia.

Propedalar @ 19-4-2017 13:34:19

A primeira edição realizada em 1892 faz desta prova, também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das “Clássicas da Primavera”.

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente, por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

O percurso inclui a partida de Liège, rumando a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam 10 curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos “Côte de la Redoute” e “Côte de Saint-Nicolas”.

Na história das 102 edições, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o super-campeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975.

No ano passado, houve chuva, vento e até neve, tendo a vitória sorrido a Wout Poels. O holandês bateu, sobre a meta, o suíço Michael Albasini e Rui Costa, que graças ao terceiro lugar foi o primeiro português a subir ao pódio.

A edição deste ano tem um percurso de 258 km e conta, entre outros, com ciclistas como Michal Kwiatkowski (Sky), Alejandro Valverde (Movistar), Luis Léon Sanchez (Astana), Greg van Avermaet (BMC Racing) ou Daniel Martin (Quick-Step Floors).

Os representantes lusos serão Rui Costa (UEA Team Emirates) e José Mendes (Bora-Hansgrohe).

A emissão da 103.ª edição da Liège-Bastogne-Liège pode ser vista este domingo, 23 de abril,, no Eurosport 1, em direto, a partir das 13h15, com comentários de Paulo Martins e Olivier Bonamici.

Propedalar @ 19-4-2017 13:34:19


Últimas notícias