Campeonato do Mundo de Estrada: Seleção reconhece percurso de fundo e visita escola

A Seleção Nacional treinou esta quinta-feira no circuito onde, entre os dias 22 e 24 de setembro, vão ter lugar as provas  de fundo do Campeonato Mundial de Estrada, em Bergen, Noruega.

Propedalar @ 21-9-2017 16:08:02

André Carvalho

André Carvalho

Todos os corredores já presentes na Noruega e que não competiram nos contrarrelógios individuais tiveram a oportunidade de pedalar, durante cerca de duas horas, no traçado das corridas de fundo.

O elite Tiago Machado, os sub-23 André Carvalho, Francisco Campos e José Neves, e os juniores Afonso Silva, Maria Martins, Pedro José Lopes e Pedro Miguel Lopes puderam medir as sensações num circuito ondulado e rompe-pernas.

O frio e a chuva que receberam a Equipa Portugal durante a manhã de treinos tiveram como compensação o calor humano dispensado pelos alunos da Fridalen Skole, o estabelecimento de ensino escolhido para apoiar Portugal durante a competição – cada escola de Bergen apoia uma nação participante.


Treino

Treino

Centenas de crianças esperaram os corredores lusos, gritando “viva Portugal”. Foi um final de treino apoteótico, motivador para os dias de dificuldade que aí vêm.

O selecionador nacional, José Poeira, considerou a visita à escola “uma iniciativa muito interessante. O envolvimento da comunidade é mais um ponto a favor de num Mundial que está a ser dos mais bem organizados em que tive a oportunidade de participar”, diz o técnico.

O percurso também deixou impressões positivas no selecionador, que acredita na adequação do traçado às caraterísticas dos ciclistas nacionais “É um percurso seletivo, que se tornará muito duro com as longas distâncias a que serão sujeitos os corredores. As sucessivas passagens nas subidas vão fazer mossa. Além disso, as descidas são tecnicamente muito exigentes, o que obriga a uma concentração absoluta. Portanto, além do desgaste físico, os corredores estarão sujeitos a um grande desgaste psicológico. Só grandes campeões poderão ter sucesso neste Mundial”, considera José Poeira.


Treino /©Luca Bettini

Treino /©Luca Bettini

A Equipa Portugal terá cinco corredores em ação já nesta sexta-feira. Maria Martins compete na prova de fundo para juniores femininas, às 9h05 (hora de Portugal Continental). A sétima classificada no último Campeonato da Europa terá pela frente 76,4 quilómetros, resultantes de quatro voltas ao circuito.

A partir das 12h15 é a vez de competirem os sub-23 André Carvalho, Francisco Campos, Ivo Oliveira e José Neves. A prova de fundo para sub-23 prolonga-se por dez voltas e 191 quilómetros.

Propedalar @ 21-9-2017 16:08:02



Últimas notícias