Europeu de Pista: Rui Oliveira faz história em Berlim

Rui Oliveira foi o terceiro classificado na prova de eliminação do Campeonato da Europa, conquistando a primeira medalha de sempre do ciclismo de pista nacional em provas de elite.

propedalar.com @ 23-10-2017 09:13:00

Rui Oliveira /©Roberto Bettini

Rui Oliveira /©Roberto Bettini

O corredor luso, que chegou ao Europeu com a preparação condicionada por uma paragem por lesão contraída na Volta a França do Futuro, soube ultrapassar as adversidades, fazendo uma prova de grande personalidade, grande parte da qual bem colocado, deixando-se a salvo do risco de eliminação até à discussão do pódio.

Consciente de que não está ainda a cem por cento, Rui Oliveira atacou de longe quando estavam em pista apenas quatro corredores. Essa movimentação eliminou o campeão da Europa de 2016, o suíço Loic Perizzolo, deixando apenas em prova três ciclistas. Estava garantida a medalha de bronze.

A corrida foi ganha pelo belga Gerben Thijssen, seguido pelo russo Maksim Piskunov, que subiram ao pódio acompanhados por Rui Oliveira. O gaiense juntou, assim, o bronze em elite ao ouro em sub-23, uma vez que, em julho, conquistara o título europeu na categoria jovem de eliminação, em Sangalhos, Anadia.


Rui Oliveira /©Roberto Bettini

Rui Oliveira /©Roberto Bettini

“Esta medalha tem um sabor igual ou ainda melhor do que a de ouro, em julho. Passei um mau período, física e psicologicamente, mas as palavras de ânimo dos meus pais, familiares e amigos permitiram-me ir ganhando confiança e vontade de trabalhar. O resultado foi esta medalha de bronze. Isto é incrível”, regozija-se Rui Oliveira.

João Matias foi o outro luso em pista nesta sexta-feira. O minhoto conseguiu apurar-se para o concurso de omnium, ficando entre os 20 finalistas. Começou a derradeira das quatro provas pontuáveis para o omnium no nono lugar, mas não logrou segurar o top 10 nas últimas pedaladas, ficando na 13.ª posição. O título europeu foi conquistado pelo espanhol Albert Torres.

propedalar.com @ 23-10-2017 09:13:00



Últimas notícias