1/4/2018 a 28/4/2018 Pedalar pela Paz 2018: Do Canadá ao México em bicicleta

Miguel Vilar, antigo piloto de automóveis, e Carlos Vieira, conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, que no ano passado pedalaram desde o Vaticano até Fátima – e que nesse âmbito foram recebidos pelo Papa Francisco –, partem para uma nova aventura em bicicleta, que os levará do Canadá ao México percorrendo a costa oeste dos Estados Unidos durante um mês.

propedalar.com @ 29-3-2018 13:11:40

A iniciativa, que conta com o apoio da Liberty Seguros, terá um total de 2.800 km de percurso, divididos em 25 etapas. Os ciclistas partem de Lisboa para Seattle a 30 de março, daí seguindo de carro para Vancouver, no Canadá, onde darão início ao Pedalar pela Paz 2018, a 1 de abril. De Vancouver, os ciclistas partirão em direção a Tijuana, no México, onde deverão chegar a 28 de abril. A etapa maior terá a extensão de 144 km e a menor (e última) 37 km.

À equipa irá juntar-se Filipe Neves, que assegurará, através de um carro, o apoio logístico necessário. Durante a viagem, os ciclistas pretendem visitar e confraternizar com comunidades portuguesas, que têm maior predominância na Califórnia.


Carlos, de 66 anos, e Miguel, de 61, partilham uma história de superação pessoal e perseverança. O “bombeiro-ciclista”, que pratica ciclismo desde os 14 anos, foi três vezes recordista mundial do Guinness e participou em vários Campeonatos do Mundo de Ciclismo para Bombeiros, representando o Concelho do Leiria, e Campeonatos Mundiais de Ciclismo Masters, representando Portugal. Por seu turno, Miguel Vilar, ex-piloto de automóveis, tem enfrentado vários desafios depois de um grave acidente que há mais de 20 anos o deixou em coma e com um primeiro diagnóstico de total dependência de terceiros. Sem se deixar vencer, recuperou a mobilidade e dedicou-se ao ciclismo. Já percorreu os Estados Unidos de costa a costa em bicicleta, em 2011, e pedalou de Copenhaga à Costa Norte da Lapónia, em 2012.

Em abril e maio de 2017, os dois ciclistas pedalaram desde o Vaticano até Fátima, por ocasião do Centenário das Aparições em Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal. Mal concluíram o desafio, começaram a pensar juntos nesta nova aventura, mais uma vez com o apoio da Liberty Seguros, defensora dos valores de superação pessoal e trabalho em equipa.

Esta aventura pode ser acompanhada através do Facebook.


propedalar.com @ 29-3-2018 13:11:40